09 fevereiro 2011

Estréia emocionou

O país entrou em cena protagonizando sua própria história com a estréia do espetáculo musical "UNE Canta Brasil", dia 21 de janeiro, no Teatro de Arena, durante a 7ª Bienal da UNE, no Aterro do Flamengo. A platéia composta por estudantes de diversos lugares do país, foi conduzida para um passeio histórico-teatral da vida social, política e cultural da população brasileira dos últimos 50 anos, costurando a história como base da tradição musical do teatro brasileiro.

Os atores-historiadores emocionaram a todos, através de releituras contemporânea de obras e canções do universo popular que dialogam com a vivência individual e suas gerações. "Fazemos uma visita a riqueza popular, as diferentes formas de pensar, fortalecendo o imaginário político presente em cada um", afirma o diretor geral Alexandre Santini.

Marcando a retomada da UNE como referência nacional de cultura e arte, fazendo uma homenagem aos 50 anos do Centro Popular de Cultura e 10 anos do CUCA, o espetáulo se aproxima do momento histórico vivido hoje,na busca de um novo rumo e desenvolvimento da nação.

O elenco com artistas de diversas localidades do país, mostea a dimensão nacional do espetáculo que possui a cara e a força do povo brasileiro. "UNE Canta Brasil abre a possibilidade para que uma geração de jovens artistas construa uma linguagem estética e cultural mais próxima das características e necessidades da população", conta Santini.




Texto: Thatiane Ferrari - site da 7ª Bienal
Fotos: Javier Alfaya