21 janeiro 2011

50 anos esta noite


UNE Canta Brasil é  um espetáculo de teatro-documentário, um passeio histórico-teatral pela vida social, política e cultural brasileira por cerca de 50 anos do século XX, bebendo na fonte inesgotável da tradição musical do teatro brasileiro.

A presença da música na cena teatral brasileira é riquíssima. Desde o século XIX a partir das revistas e operetas de Artur Azevedo e França Junior, os espetáculos musicais ocupam lugar de destaque na nossa dramaturgia. Compositores como Chiquinha Gonzaga foram lançados e se tornaram populares através do teatro. O teatro de revista das 2 primeiras décadas do século XX deu lastro a uma importante tradição de teatro musical brasileiro, que influenciou por exemplo o formato dos programas que popularizaram o Rádio enquanto veículo de comunicação de massa no Brasil.

O espetáculo se estrutura a partir do universo do cancioneiro popular, propondo uma releitura contemporânea de obras célebres da música brasileira, de Lamartine Babo a Belchior, de Vinícius de Morais a  Guerra Peixe, associados a uma construção dramatúrgica-narrativa que passa em revista os principais acontecimentos históricos e políticos do Brasil e do mundo dos anos 30 aos anos 80, dialogando com os principais fenômenos culturais e de comunicação do século XX.

O Projeto UNE CANTA BRASIL lança as bases para a retomada de uma participação protagonista da União Nacional dos Estudantes na vida cultural brasileira de maneira ativa e criativa. A concepção e realização deste espetáculo dialoga diretamente com a experiência histórica do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, cuja atuação na primeira metade dos anos 60 lançou bases para a modernização e popularização da produção artística brasileira nas artes cênicas, na música e o cinema, influenciando diretamente gerações da vida cultural brasileira desde então.

Em sintonia com o momento histórico, de afirmação de um novo rumo para o desenvolvimento político, social e econômico do país, e da importância crescente que o Brasil e sua cultura assumem no cenário internacional, UNE CANTA BRASIL abre uma possibilidade para que a geração de jovens artistas contemporânea deste momento singular construa uma linguagem artística e cultural mais próxima das características e necessidades do povo brasileiro.

* foto: BigNel