09 fevereiro 2011

Blog do Sorrentino repercute espetáculo


"É com alegria que registro a conquista e realização de um projeto que tem na alma a generosidade da juventude, a riqueza da cultura nacional-popular brasileira, o compromisso com um projeto avançado para o Brasil. Não é só alegria, é emoção mesmo. Deixo a vocês a conversa.com com o Alexandre Santini, dínamo do projeto." Acesse  Blog do Sorrentino

Há cerca de um ano atrás entabulei uma bela conversa com Walter Sorrentino no seu blog, onde conversamos sobre teatro, música, cultura, política, Gramsci, assuntos de nosso interesse comum (leia aqui).

O motivo daquela conversa era um projeto – até então apenas uma (boa) idéia no papel – para a criação de um espetáculo teatral que bebesse na fonte de importantes experiências desenvolvidas no teatro brasileiro do século XX como o teatro de revista, as experiências teatrais do CPC da UNE, e o ciclo de espetáculos musicais dos anos 60, que vai desde o Show Opinião (1965) passa pelo ciclo do Teatro de Arena (Arena Conta Zumbi, Tiradentes, Bolívar…) e chega a Roda Viva e Morte e Vida Severina em 1968. Na conversa falamos também sobre o Rasga Coração, a última peça escrita por Vianninha. Há nesta obra-prima do teatro brasileiro um olhar generoso e lúcido sobre o diálogo entre o velho e o novo, entre as gerações, e de certa forma simbolicamente eu via a mim e ao Walter, naquela conversa trocada por emails, como possíveis personagens daquela trama…

É bom quando o tempo nos permite voltar a falar de um projeto podendo anunciar conquistas e realizações, e para nós é um prazer constatar que aquele sonho se tornou realidade: o espetáculo musical UNE CANTA BRASIL – 50 ANOS ESTA NOITE teve a sua estréia nacional no dia 21 de janeiro de 2011, durante a 7ª Bienal da UNE, no Rio de Janeiro, para um público de aproximadamente 500 pessoas de todo o Brasil.

Envio abaixo o texto de apresentação do espetáculo acompanhado de ficha técnica. No momento estamos montando uma agenda de circulação nacional do espetáculo a partir do mês de março, e captando recursos para realização de temporadas de 4 semanas em teatros do Rio de Janeiro e São Paulo. Com todas as dificuldades inerentes à uma produção teatral de grande complexidade e baixo orçamento, estamos caminhando otimistas para uma agenda repleta de apresentações em 2011.

50 ANOS ESTA NOITE

Epígrafe

“Articular historicamente o passado não significa conhecê-lo como ele de fato foi. Significa apropriar-se de uma reminiscência, tal como ela relampeja no momento de um perigo.” (Walter Benjamin, sobre o conceito de história).

UNE Canta Brasil é um espetáculo de teatro-documentário, um passeio histórico-teatral pela vida social, política e cultural brasileira por cerca de 50 anos do século XX, bebendo na fonte inesgotável da tradição musical do teatro brasileiro.

A presença da música na cena teatral brasileira é riquíssima. Desde o século XIX a partir das revistas e operetas de Artur Azevedo e França Junior, os espetáculos musicais ocupam lugar de destaque na nossa dramaturgia. Compositores como Chiquinha Gonzaga foram lançados e se tornaram populares através do teatro. O teatro de revista das 2 primeiras décadas do século XX deu lastro a uma importante tradição de teatro musical brasileiro, que influenciou por exemplo o formato dos programas que popularizaram o Rádio enquanto veículo de comunicação de massa no Brasil.

O espetáculo se estrutura a partir do universo do cancioneiro popular, propondo uma releitura contemporânea de obras célebres da música brasileira, de Lamartine Babo a Belchior, de Vinícius de Morais a Guerra Peixe, associados a uma construção dramatúrgica-narrativa que passa em revista os principais acontecimentos históricos e políticos do Brasil e do mundo dos anos 30 aos anos 80, dialogando com os principais fenômenos culturais e de comunicação do século XX.

O Projeto UNE CANTA BRASIL lança as bases para a retomada de uma participação protagonista da União Nacional dos Estudantes na vida cultural brasileira de maneira ativa e criativa. A concepção e realização deste espetáculo dialoga diretamente com a experiência histórica do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, cuja atuação na primeira metade dos anos 60 lançou bases para a modernização e popularização da produção artística brasileira nas artes cênicas, na música e o cinema, influenciando diretamente gerações da vida cultural brasileira desde então.

Em sintonia com o momento histórico, de afirmação de um novo rumo para o desenvolvimento político, social e econômico do país, e da importância crescente que o Brasil e sua cultura assumem no cenário internacional, UNE CANTA BRASIL abre uma possibilidade para que a geração de jovens artistas contemporânea deste momento singular construa uma linguagem artística e cultural mais próxima das características e necessidades do povo brasileiro.

Alexandre Santini